Sucesso de vendas

As 7 características essenciais de um produto para se tornar sucesso de vendas no supermercado

Por trás do sucesso de vendas dos produtos existem características que são determinantes para que isso aconteça! Descubra agora quais são.

Sucesso de vendas, rotatividade máxima e nem precisa estar promoção para sair, esse é ou não é o que todo comprador almeja que aconteça com os produtos adquiridos?

Mas, infelizmente isso não acontece com todos. Dentre uma infinidade de produtos e marcas, como “acertar na loteria” da compra e escolher aquele que entrega resultados superiores e principalmente, agrada ao consumidor final?

Para que você entenda de uma vez o que faz um produto ser o campeão em vendas e traz muito lucro para o seu estabelecimento, descobrimos quais são as 7 características essenciais que ele precisa ter. Compreenda você também e passe a ter compras mais assertivas.

Continue a leitura!

1. Confiabilidade

Esse quesito é o primeiro estágio que consolida a venda de um produto. Mas o que torna um produto confiável? Pode-se dizer que seus anos de mercado e a aceitação do cliente, se tem bom consumo nos seus pontos de venda, são determinantes. Outro fator, como a reputação perante o mercado, também mostra confiabilidade.

É fundamental para o sucesso de vendas e para entregar o melhor produto aos clientes, que a confiabilidade seja alta, por isso, antes de fazer negócio procure saber se o produto em questão já ajudou nos resultados de algum supermercado e se tem números expressivos de venda.

2. Padrão

Como comprador, você sabe que existem muitos produtos que não conseguem seguir uma padronização de produção, em um lote possuem determinado sabor e em outro, muda sutilmente, por exemplo. É muito fácil e rápido para o consumidor identificar isso e abandonar de vez a compra do produto, mesmo que sejam pequenas mudanças.

Procure produtos que seguem um determinado padrão de produção e que não mudem de sabor a cada lote, que a qualidade e o padrão também se mantenham ao longo do tempo e da validade.

3. Embalagem

Nós, seres humanos, somos altamente visuais e temos maiores percepções através dos olhos. Um grande exemplo disso, são as próprias prateleiras do supermercado, passando por elas qual produto nos chama mais a atenção? Essa é fácil: aquele que possui um design chamativo, com cores combinantes e tamanho adequado. E em segundo momento, como pegamos com as mãos, fatores como facilidade de manuseio, se a embalagem agrada ao tato, se “vaza” algo do produto pelos lados, também são avaliados.

Ao comprar os produtos não esqueça que os aspectos das embalagens são parte importante do sucesso de vendas.

4. Validade

A validade de produtos perecíveis é diferente daqueles que não são perecíveis. Mas, será que o fornecedor dos produtos que precisam estar sempre frescos para venda, presta a assistência necessária? Como os consumidores sempre costumam conferir a validade dos produtos, se algum não estiver fresco e sempre na data do mês que ele está comprando será facilmente deixado de lado, o que torna a sua venda menos assertiva.

É preciso ter esse cuidado com a validade dos produtos, por isso, escolha fornecedores de perecíveis que também entendam que o seu produto deva estar sempre em dia, o que exige uma logística de entrega e reposição adequadas.

6. Qualidade

Oferecer produtos de qualidade é determinante para o sucesso de vendas. Mas, o que um produto precisa para ter qualidade? Um produto com qualidade precisa seguir alguns parâmetros, podemos destacar que os aspectos determinantes são:

  • Ter competitividade;
  • Possuir padrões elevados, ir além das expectativas do cliente;
  • Satisfazer as necessidades do cliente e ser adequado ao seu gosto;
  • Ser atrativo;
  • Ser produzido com matéria-prima de qualidade;
  • Ter o mínimo de defeito.

Com o consumidor cada vez mais exigente, você como comprador deve entender o que significa qualidade para ele e buscar produtos e fornecedores que cumpram as exigências.

7. Segurança

Essa característica é o ponto-chave de um bom produto. E o que determina a segurança da mercadoria é a sua procedência (quem o produz é uma empresa confiável que trabalha com seriedade e normas rígidas?), fabricação e origem comprovadas e não duvidosas, e garantia do fornecedor.

Para comprovar se os produtos que você compra são seguros, se for possível, acompanhe a produção ou certifique-se de que o fornecedor trabalha dessa forma.

Aplique tudo na prática!

Utilizar as 7 características essenciais de um produto nas suas próximas compras pode torná-las mais assertivas e ainda ser sucesso de vendas no seu supermercado. Sabemos que nem todas as mercadorias são campeãs em vendas, talvez seja porque alguns dos itens acima estejam faltando.

Aproveite para dar uma “passeada” pelos corredores do seu estabelecimento, depois veja quais são os produtos que mais vendem e aí compare com as características que elencamos, temos certeza de que a maioria delas estão ligadas aos produtos mais vendidos! Se quiser, nos conte os resultados nos comentários abaixo!

Agora você está ainda mais preparado (a) para comprar produtos que são sucesso de vendas! Já baixou nosso infográfico com as 5 estratégias para fazer seu poder de negociação decolar? Pare de perder tempo: clique aqui para baixar.

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