Setor de compras

Como evitar o desgaste do setor de compras? Ele precisa se tornar estratégico!

Além de estar alinhado, o setor de compras precisa se tornar estratégico! Confira nossas dicas para evitar o desgaste no setor.

Por que o responsável pelo setor de compras levanta todo dia para trabalhar? Seu objetivo principal é mostrar que a sua compra é extremamente viável: vai vender bem e trazer lucros maiores ao estabelecimento. Falando assim, parece até fácil, mas na verdade é desgastante!

As tarefas do setor de compras são bastante complexas, ainda mais quando se trata de empresas do varejo, onde o vendedor precisa conhecer a fundo “o que ele está comprando” e o mercado em que a empresa está inserida. É por isso, que para evitar o desgaste do setor de compras é preciso torná-lo mais estratégico!

Neste conteúdo listamos os 5 itens fundamentais que tornam o setor de compras mais estratégico para as empresas, promovendo assim a sua valorização, e por consequência, elevando a credibilidade dos profissionais. Confira!

1. Buscar informações

Quais são as novidades do setor? Quais são as últimas notícias? Um profissional do setor de compras precisar manter-se informado com o que ocorre no seu ramo e o influencia. Além de estar a frente neste quesito, os acontecimentos podem ajudar a conversar no dia a dia com os fornecedores e até a argumentar melhor nas negociações.

2. Entender o fornecedor

Algo que precisa estar muito claro para o setor de compras é que o seu fornecedor não é o seu adversário e que a negociação não é uma guerra que você precisa “vencer”. Essa ideia, além de estar ultrapassada, não é nada boa para os negócios.

É preciso ter em mente que o fornecedor é um parceiro importante para a empresa, entender que o seu produto pode trazer mais clientes e na hora de negociar aquele precinho especial, diga que sempre entende o seu ponto de vista e só depois apresente seus argumentos, sem discordar ou concordar totalmente.

3. Conhecer a fundo o fornecedor

Você até pode dizer que conhece, mas aqui a questão não é saber qual produto ele vende e onde está localizada a empresa. Saber quem é a pessoa que está por trás da empresa que você compra é mais importante. Procure conhecer seus hábitos, humor, tom de voz, entre outros gatilhos, que ajudam na própria negociação, nas conversas e cobranças do dia a dia com o fornecedor.

4. Usar o digital

O digital deve se tornar um dos melhores amigos do setor de compras, porque ele facilita, e muito, na performance profissional.

É importante usar redes sociais para captar novos fornecedores, adicionar parceiros para conhecer seus hábitos, acompanhar novidades no setor e seguir os fornecedores atuais para saber da sua atuação na internet. Ferramentas para avaliação de performance e para fazer pesquisas de mercado e do comportamento do consumidor também são ótimas aliadas.

5. Praticar exercícios

Pode parecer estranho, mas a prática de exercícios regularmente traz benefícios para a saúde e ajudam a aliviar e a manter a mente em forma. Para um profissional do setor de compras, que trabalha sob pressão e tem uma rotina estressante, mexer o corpo pode ajudar a encarar o dia a dia de forma mais tranquila. Sem esquecer que a qualidade de vida aumenta!

Relaxar o corpo e a mente, buscar equilíbrio, deve ser uma das tarefas mais importantes de um comprador.

Dica extra: O que mais não pode faltar para evitar o desgaste no setor de compras? É o que todo comprador deve ter em sua rotina: planejamento. Vale ressaltar sua importância com a nossa dica complementar: com o planejamento dos gastos o comprador consegue identificar momentos ideais para investimentos maiores ou controle de compras. Avaliando suas ações, o setor de compras consegue medir as consequências e encontrar novas oportunidades.

Agora que você já conheceu as 5 estratégias que tornam o setor de compras mais eficiente, pode colocá-las em prática! E não esqueça que agora o comprador figura entre os profissionais estratégicos da empresa, sua performance é fundamental para que os negócios andem bem!

Se você se interessou por esse assunto, baixe nosso infográfico e saiba como se tornar ainda mais eficiente no setor: 5 estratégias para fazer seu poder de negociação decolar!

Seja uma revenda!

Qual a sua região de atuação? (obrigatório)

Compartilhe com seus amigos!