Conquistar o melhor preço

5 dicas essenciais para conquistar o melhor preço do seu fornecedor

Querendo aperfeiçoar suas habilidades de negociação? Confira 5 dicas práticas e estratégicas para conquistar o melhor preço nas suas compras.

Quais são as estratégias que você utiliza para conquistar o melhor preço com os fornecedores? Técnicas de persuasão? Aceitar a primeira oferta logo de cara? Ou você costuma dar a oferta primeiro?

Independe da solução que você utiliza, o preço não deve ser o único fator a ser considerado em uma negociação. Existem outros quesitos, muito importantes, que estão por trás do tão sonhado “melhor preço”.

Se o seu desafio é buscar melhores resultados nas compras que realiza, e muitas vezes encontra dificuldades para conquistar isso na prática, para lhe ajudar elencamos as 5 dicas práticas que você precisa ter em mente quando for negociar com o fornecedor e conquistar o melhor preço possível. Conheça todas elas a seguir:

1. Planejamento de estoque

O que o estoque tem a ver com o preço? Na verdade, um bom planejamento de estoque faz com que você não compre muito, ou pouco, negociando de forma mais assertiva e com condições melhores de pagamento e preço. Além disso, ajuda a saber quando um produto acaba ou fica parado, e evita pedidos urgentes, aqueles feitos quando a mercadoria falta em cima da hora.

Mesmo que você não seja o responsável pelo estoque, precisa saber em detalhes como estão as quantidades de produtos armazenadas e ter uma comunicação íntima com a área. Os setores de compras e de estoque precisam andar juntos para que resultados mais expressivos sejam alcançados, afinal não adianta ter uma boa negociação se o produto procurado pelo consumidor estiver em falta.

2. Pesquisa

Mesmo que muitos fornecedores acabem procurando o setor de compras pessoalmente, muitas vezes quem vai precisar descobrir determinado produto ou parceiro é o comprador. E nessas horas, o que fazer? Uma pesquisa eficiente do fornecedor pode ajudar você a conquistar o melhor preço, sabia?

Saber exatamente de quem está se comprando e se a empresa está alinhada com o seu estabelecimento é importante, isso possibilita o entendimento de detalhes que podem ser usados como argumento na negociação e evita prejuízos na qualidade, preço e entrega.

Essa pesquisa pode começar pela internet, é claro, avaliando a presença do fornecedor nas mídias digitais, conferindo o mercado que ele está inserido e sua reputação, como ele costuma trabalhar (preços praticados, prazos e capacidade de fornecimento, por exemplo) e pode terminar com uma conversa com quem já faz negócio com ele, sempre é bom certificar-se com quem já é cliente para conhecê-lo melhor.

3. Relacionamento duradouro

Na vida pessoal estamos sempre alimentando nossos relacionamentos para que durem o máximo possível, não é mesmo? O “felizes para sempre” também se aplica ao profissional: um relacionamento duradouro com o fornecedor é fundamental para conquistar o melhor preço e traz vantagens na entrega, comunicação e qualidade.

Para manter os fornecedores atuais e conquistar novos é preciso focar em um relacionamento duradouro, e para que isso aconteça você deve realizar ações que firmem cada vez mais a parceria entre vocês, como lembrar de datas importantes (aniversário do fornecedor e respectiva empresa, por exemplo), manter contato direto, não ligar apenas para fazer pedidos ou cobrar tarefas, uma ligação para saber como andam os negócios também ajuda.

4. Gestão de fornecedores

Complementando o item anterior, além de focar em relacionamentos duradouros com os fornecedores, fazer uma gestão eficiente dos parceiros também ajuda a conquistar o melhor preço.

Sabe por quê? Quando os fornecedores estão no coração do setor de compras e são tratados com a devida importância, procuram trabalhar cada vez mais com eficiência, afinal a relação com o estabelecimento também é importante para ele.

Logo, fazer uma gestão eficiente faz com que você entenda cada fornecedor, analisando todos os quesitos que estão ligados aos parceiros, como custos, recursos necessários e avaliando informações estratégicas. Além de manter um relacionamento saudável, você vai conseguir negociar entregas e preços melhores e mais viáveis de serem praticados por ambos.

5. Para conquistar o melhor preço, quem ganha na negociação?

Se o fornecedor é parte importante para se conquistar o melhor preço, quando o assunto é definir um vencedor na negociação, o resultado é que as duas partes saem ganhando.

Como dito nos itens acima, o relacionamento entre comprador e fornecedor precisa ser pautada em ajuda mútua, assim ambos conseguem os melhores resultados.

Mesmo que o parceiro tenha opiniões opostas ou discorde de algum quesito nos negócios, o comprador precisa trabalhar sempre para melhorar a relação e expor sua opinião de forma adequada e respeitosa.

Chegamos ao fim deste conteúdo, ficou claro que para conquistar o melhor preço é preciso alicerçar suas estratégias em outros pilares? Não cometa o erro de basear-se apenas em valor monetário em suas negociações, é preciso se preocupar com todos os itens listados acima.

Este material foi útil para você? Para que a sua negociação alcance os melhores resultados continue acompanhando nosso blog, temos muitas dicas práticas e aplicáveis para o setor de compras!

Seja uma revenda!

Qual a sua região de atuação? (obrigatório)

Compartilhe com seus amigos!